Quero escrever como o Lauro

8 jun

Um protagonista que não sabe-se exatamente quem é, se é bom, se é mau. Uma mocinha bandida, misteriosa. Personagens que vão mostrando-se aos poucos, despindo-se de suas camadas. E tridimensionais, todos são capazes de qualquer coisa. Uma narrativa montada de forma diferente, em blocos, tudo muito trabalhado. Diálogos sofisticados sim!

Esse ínicio de texto serve para falar de Sopranos,de Mad Men, de Boardwalk Empire, de Dexter, Carnivale… Mas não, estou falando de Máscaras, a polêmica novela de Lauro César Muniz. Chama de desastre, de horrível, e o próprio Lauro se culpa pela baixa audiência. Para mim o grande equívoco de Máscaras é o de estar no gênero errado e no lugar errado. Só isso.

Eu sou uma roteirista de séries e um dos meus grandes sonhos, não gosto muito desse termo, mas enfim, que seja, é o de escrever uma série dramática, pesada, com assuntos que ninguém toca, com personagens que podem ser tudo, menos maniqueístas e com diálogos que choquem os mais sensíveis pelo realismo. Eu escrevo um projeto assim, há um ano e meio, sim, esse tempo todo. O que eu quero com ele? Levar a uma produtora e ela oferecer a uma emissora, fechada, uma emissora muito específica, porque se não for lá, acho que não será em lugar nenhum.

Aí é que está. Máscaras é sofisticada demais para que hoje, em 2012, seja contada numa novela. A frase que vem depois dessa, já quase automática, é que Máscaras não é para todos. Eu não concordo com essa afirmação e na próxima semana tratarei desse assunto aqui.

Eu não tenho uma cultura de novela, não é meu gênero favorito e na época do Sassá Mutema, eu tinha 6 anos, ou seja, não tenho nem idade para falar sobre o grande produto dramaturgico brasileiro e nem sobre as grandes novelas do Lauro. Agora, eu posso falar sobre um bom texto. Eu assisto à Máscaras, quer dizer, eu deixo a TV ligada enquanto trabalho, mas volta e meio o texto me faz olhar para a tela. A grandiosidade o diferencial do Lauro como autor me chama, por mais desatenta que eu esteja. E eu, jovem roteirista, queria escrever exatamente aquilo, escrever igual ao Lauro César Muniz. Queria ter construído aqueles personagens, aquela trama, ter pensado em tudo aquilo. Mas tenho plena consciência que seria para uma TV paga, uma bem específica.

Então se há um erro em Máscaras, é esse, estar no gênero errado e no lugar errado. Só isso e mais nada. E Lauro César Muniz é o maior autor brasileiro.

 

3 Respostas to “Quero escrever como o Lauro”

  1. Andre Luis Cia 8 de junho de 2012 às 8:21 pm #

    Concordo plenamente com seu artigo. O texto de Máscaras caberia muito mais numa série do que num folhetim, pois o público que vê novela já tem uma tradição há anos e é difícil adaptar-se a um novo modelo. Lauro fez grandes trabalhos na TV, como o Salvador da Pátria, Roda de Fogo, Poder Paralelo, dentre outros e inovou em muitas coisas, como nos personagens de Um sonho a mais, na morte do protagonista e mocinho da história de Roda de Fogo, no humor irreverente e escrachado de Perigosas Peruas, dentre outras. Até mesmo em Máscaras, a proposta era muitooo legal e diferente.
    Torço ainda para que encontre um caminho para Máscaras porque é uma opção a mais para quem gosta da boa dramaturgia.

  2. Samuel de Castro 12 de junho de 2012 às 6:19 pm #

    Mesmo conhecendo pouco a obra do Lauro, confesso, não posso falar com grande conhecimento de causa… Mas sei de sua importancia, como dramaturgo, autor, roteirista, criador. Acredito e concordo quando disse que Máscaras merecia estar em um outro lugar, pois se trata de histórias densas demais para a Tv aberta e horário. Hoje o público esta acostumado (mal acostumado) com folhetins mas popularescos, que não estimula o pensar e ir evoluindo aos poucos junto com a história. Infelizmente hoje se anuncia que a novela irá sair do ar antes do previsto, é só o tempo de preparar uma outra novela, Máscaras terá apenas 100 a 120 capítulos. Triste, Oh! público Mascarado.

    • Tatiane de Mello 12 de junho de 2012 às 7:59 pm #

      Vou responder os dois junto. Ontem saiu a notícia de que Máscaras será cancelada. Bem, não preciso falar o quanto isso é triste não só para quem gosta do Lauro como eu e a Helena que escreveu o texto abaixo, mas para a dramaturgia em geral. Eu falei que Máscaras devia estar em outro formato e em canal fechado, mas ao mesmo tempo eu não consigo aceitar esse fato de que o público se acostumou com novelas mais simples. Então por isso o que é mais sofisticado deve ser punido? Sabemos que aí entra a parte comercial, mas mesmo assim, é muito triste, lamentável. Eu sigo achando o Lauro o maior autor brasileiro.

Deixe um comentário

