5 maneiras de sair de sua zona de conforto e tornar-se um escritor melhor

14 jun

Texto bem legal, em um estilo de autoajuda, traduzido do blog da escritora Kristen Lamb. 

Escrever é um atividade como qualquer outra. Para nos tornarmos melhor, devemos nos forçar cada vez mais. Precisamos constantemente reavaliar com o que nos sentimos confortáveis e …. passar para o próximo passo. Essa é a única maneira de nos tornarmos melhores, mais rápidos e mais concisos. É como eu sempre digo, estamos em um tempo maravilhoso para os escritores, mas ao mesmo tempo, são tempos terríveis para os escritores.

A descoberta é um pesadelo quando estamos competindo com o computador e com o Songpop. Por isso é tão difícil trabalhar em uma plataforma online. Mas, isso também é vital para aprendermos a escrever melhor e mais rápido do que a concorrência. Para conseguir isso, temos que treinar.

– Para crescer, faça mais.

Quando eu estava no colégio, fazia parte da equipe de natação, e nós éramos treinados para sermos rápidos, o técnico nos fazia usar um conjunto de moleton para dar nossas braçadas. O moleton se torna bem pesado quando esta molhado. Parecia que estávamos nadando puxando um barco rebocador vestindo-os. Mas deixe eu lhes dizer uma coisa, quando nadávamos sem os moletons o que acontecia? Éramos mais rápidos que a luz.

Quando eu comecei minha carreira como escritora, eu achava que 1000 palavras por dia era um grande coisa. Quando eu fiz o Candy Haven’s Fast Draft ( 20 páginas por dia), 1000 palavras era uma brincadeira. Se você quer escrever diariamente, imponha isso a você mesmo. Treine. Amadores jogam por diversão, mas os profissionais jogam porque precisam.

– Fique desconfortável

Se você está confortável, você não cresce. Não precisamos crescer quantitativamente. Provavelmente exista um limite seu para o número de palavras diárias. Eu sei que não consigo mais de 4000 por dia. Tenho vários tipos de tendinites. Mas isso não significa que eu não possa me desafiar em outras áreas para ter certeza de que estou fazendo o meu melhor para crescer como escritor.

– Entenda que somos mais capazes do que acreditamos

A maioria de nós subestimamos nossa capacidade de irmos em frente. No último verão, Ingrid me falou sobre Bikram yoga. Já digo que ela é uma louca masoquista.

Sério? Uma hora e meia de yoga em uma sala com temperatura acima dos 40 graus ? Vocês são loucos?

Mas, eu queria tentar coisas novas e fui a uma aula ( e achei que fosse morrer). Bom, Bikram é um programa de 60 sessões de yoga em 60 dias. São 90 horas em uma sala aquecida a mais de 40˚ e em posições que a primeira vista parecem humanamente impossíveis de serem feitas. Eu disse que era loucura, mas queria ver o que eu era capaz de fazer. Seria muita sorte se eu chegasse ao dia 2.

Minha primeira meta era de 5 dias. Se eu conseguisse fazer o programa por 5 dias, já seria uma GRANDE coisa. Os 5 dias se transformaram em 10. Já que eu tinha ido tão longe, decidi tentar por 2 semanas. Bem, então porque não ver se consigo por 20 dias? Completei os 60 dias, e essa era aquela pessoas que não sabia se conseguiria terminar o dia 1. E esse é o pensamento. Eu não sabia do que era capaz até começar, então me desafiei e ganhei uma camiseta grátis.

Surpreendentemente foi motivada por adesivos de carinhas felizes e camisetas grátis.

5 maneiras de deixar a sua zona de conforto

1 – Aumente o número de palavras – Se você ainda não escrever todos os dias, comece. Escrevo 6 dias na semana. Comece com 100 palavras. Quando se sentir confortável, passe para 200 e logo estará escrevendo como os grandes. A maioria de nós não pode começar como um profissional. Temos que treinar para isso.

2 – Comece um blog – Começar um blog trás muitos benefícios, e um dos maiores deles é ajudar a treinar os novos escritores para chegar ao nível profissional. Mate dois coelhos com uma cajadada só. Ter um blog ajuda a divulgar você como autor. Mas só te ajudará a treinar se você tiver deadlines e fizer uma contagem diária de palavras. Com o blog também você aprenderá a escrever de forma clara, rápida e de fácil leitura.

3 – Leia genêros que normalmente você não leria  – Sempre vejo escritores que lêem coisas que só tem a ver com o gênero que escrevem. Saia da sua zona de conforto e leia outras coisas também. Vai te ajudar a criar novos elementos para suas histórias e isso será o seu diferencial.

4 – Entre em concursos e editais – Os concursos e editais nos dão prazos rígidos e ainda permitem que nosso trabalho seja avaliado por outras pessoas.
5 – Escreva um gênero que normalmente você não escreve – Sair do gênero que estamos habituados e tentar um novo nos faz criar novos músculos. Podemos até descobrir que o estilo que escolhemos originalmente não é o nosso melhor. No começo eu queria escrever thrillers. O blog me ajudou a descobrir que eu sou boa mesmo é no humor. Se eu não tivesse começado a escrever coisas pessoais, de não ficção, jamais teria descoberto que posso fazer as pessoas rirem.
Kristen continua o texto comentando sobre seus livros e sobre um site.
Gosto muito do blog dela e sempre leio. Como disse no início, tem muitos post no estilo autoajuda, mas as dicas são muito boas e enfim, devo estar em umas de querer ouvir que tudo ficará bem. Desculpem os mais incrédulos.
2 Respostas to “5 maneiras de sair de sua zona de conforto e tornar-se um escritor melhor”

  1. Inês 14 de junho de 2012 às 3:10 pm #

    Super, Tati!!!!! Valeu. Bjos. Inês

Deixe um comentário

